Invista no seu negócio: saiba o que é refrigeração comercial e por que é tão importante

Invista no seu negócio: saiba o que é refrigeração comercial e por que é tão importante

Segundo dados coletados pela Aliança Global da Cadeia do Frio (AGAC, na sigla em inglês), a indústria de armazenamento frigorificado aumentou consideravelmente nos últimos dois anos.

A alta se deu, em grande parte, pela preocupação com a estocagem e o transporte adequados dos produtos, bem como pelo crescente consumo de alimentos pré-prontos, que, a cada dia, atendem nova demanda de clientes em busca de praticidade.

Para os empresários, a refrigeração comercial é benéfica também no bolso. A temperatura adequada faz com que o alimento mantenha-se conservado por mais tempo, evitando desperdício.

Se você está abrindo um estabelecimento e precisa saber o que é refrigeração comercial, este artigo foi feito para você!

De forma didática, ensinaremos como funciona o sistema de refrigeração, falaremos sobre a sua importância comercial e citaremos os cuidados necessários para mantê-lo em perfeito estado.

O que é refrigeração comercial e como funciona?

Para saber o que é refrigeração comercial, antes é preciso entender o seu funcionamento, certo?

Também chamado de refrigeração frio alimentar, é o processo artificial da redução da temperatura de um corpo ou espaço, já a climatização busca manter a atmosfera numa situação agradável.

Os refrigeradores alcançam temperaturas positivas, de 1°C a 10°C. Já os freezers, também chamados de conservadores, variam de -10°C a -22°C.

Entenda agora como funciona o processo de refrigeração.

E como é o processo de refrigeração?

Para que o processo de refrigeração ocorra, são necessários os seguintes elementos:

  • condensador;
  • compressor (o condensador e compressor podem estar já em um mesmo conjunto chamado unidade condensadora);
  • evaporador;
  • tubulação isolada conectando o evaporador ao compressor e condensador (ou unidade condensadora);
  • cabo elétrico conectando a unidade condensadora ao evaporador;
  • fluido refrigerante ou outro gás, como hidrocarbonetos, por exemplo;

O sistema chamado refrigeração por compressão acontece através da circulação do fluido refrigerante nos demais componentes, como um circuito. Basicamente, ele absorve calor e o dissipa para outro local a partir da energia elétrica.

Vale ressaltar que existem outros dois tipos de ciclo de refrigeração: por absorção e a termoelétrica.

Existe outra grande característica importante quando queremos entender o que é refrigeração comercial: a presença de um motor interno ou externo.

Motor externo

O sistema de refrigeração comercial com motor externo é formado por unidade condensadora (motor externo), unidade evaporadora, tubulação de cobre isolada com esponjosos, válvulas, filtros e um cabo de ligação entre as unidades interna e externa.

Os equipamentos que possuem motor externo têm o benefício de serem mais espaçosos e, normalmente, são mais econômicos, pois seus trocadores de calor são mais eficientes.

Mas fique atento! Nesses casos, é importante saber que é preciso possuir uma área externa ventilada para a casa de máquina, bem como será necessário a instalação de tubulações ligando o equipamento à casa de máquina.

Portanto, antes de optar por esse modelo, esteja ciente dos custos e tempo necessários para a reestruturação.

Motor acoplado

Em contrapartida, os equipamentos com motor acoplado não exigem tanta preparação. É necessário somente uma tomada próxima para ligar e, em alguns casos, ponto de dreno.

Se essa for a situação do seu equipamento, antes da instalação já tenha em mente onde a máquina ficará acomodada.  

O sistema de refrigeração comercial com motor acoplado possui a mesma estrutura que o motor externo, contudo, de forma mais compacta para que tudo caiba no interior do equipamento.

Agora que você entendeu o que é refrigeração comercial e como ela funciona exatamente, vamos explicar o porquê de ser tão essencial no ramo alimentício.

Qual a importância da refrigeração comercial na minha padaria?

Estabelecimentos comerciais são locais onde é preciso ter um grande número de produtos armazenados. Afinal, seria muito trabalhoso ter uma logística de transporte para carregar e descarregar mantimentos diariamente.

Ainda mais quando pensamos em produtos que necessitam de ambientes frios, como laticínios e carnes.

Oferecer maior variedade de produtos

Já que estamos falando desse assunto, o ponto mais importante do sistema ou equipamento de refrigeração é a sua maior variedade de opções.

Tal fato tem sido uma tendência entre os empresários, que transformam simples padarias em empórios, se tornando um lugar prático para reabastecer a dispensa.

Ao expandir sua área de atuação e sair do básico, a venda de pães, a padaria pode ser um lugar perto de casa para comprar queijos, iogurtes e até mesmo a carne que faltou para o almoço.

Por isso, ainda que um expositor de frios seja custoso, em algum tempo é possível recuperar o valor investido.

Manter a qualidade de acordo com as normas

Se você está animado com a ideia de expandir o seu negócio, deve ficar atento também à qualidade dos alimentos.  

Existem algumas normas que estabelecem condições de temperatura, ou seja, determinam refrigeração adequada para cada tipo de alimento.

Enquanto os líquidos devem ser conservados em temperaturas positivas, isso não acontece com as carnes, por exemplo, pois necessitam de temperatura de 0 grau. O que significa que o equipamento precisa trabalhar entre -2 e 0 graus.

A temperatura correta está diretamente ligada à qualidade e à perecidade do alimento. Portanto, quando investir em mantimentos frios, não se esqueça de verificar as normas estabelecidas e oferecer um alimento de qualidade ao cliente!

Menor desperdício de alimentos

Além da variedade e da qualidade, a refrigeração comercial é importante para evitar que o estabelecimento desperdice alimentos.

Como mencionado, ambientes frios ajudam a conservar alimentos por mais tempo.

Ainda que seja feita uma pesquisa sobre a quantidade dos alimentos disponíveis e a demanda dos clientes não seja a esperada, é necessário dispor de um sistema que resguarde a saúde dos produtos, bem como evite perdas e futuros prejuízos.

Outra ideia para poupar desperdícios é a venda de produtos fracionados refrigerados. Pense: frutas e verduras costumam ter uma vida útil curta, ainda mais quando expostas.

Frutas maduras, verduras e legumes com má aparência tendem a não ser consumidos pelos clientes. Dessa forma, para não desperdiçá-los, é possível fazer sucos para o devido aproveitamento de fibras e sais minerais.

Além disso, cortá-las e vendê-las dessa forma, otimizando o tempo de quem irá comprar. O processo é benéfico para ambos, afinal, o estabelecimento poupa e o cliente adquire produtos em qualidade com bons preços.

Agora que você entendeu a importância da refrigeração no estabelecimento comercial e o que é refrigeração comercial, veja como escolher o melhor equipamento para o seu tipo de comércio.

Como escolher o equipamento de refrigeração comercial de melhor qualidade e que atenda a minha necessidade?

Antes, é preciso entender o que você precisa, pois cada equipamento da refrigeração comercial tem a sua devida aplicação.

Há ainda refrigeradores que não ficam expostos ao público e servem apenas para a manutenção da temperatura do alimento na área do estoque para abastecer a área de venda quando necessário.

Nesse caso, escolha os equipamentos que atendem temperaturas de acordo com cada produto e, de preferência, com portas que não sejam de vidro, pois a luminosidade também é fator importante na conservação do alimento, principalmente das carnes..

Para a exposição de cervejas, o ideal são cervejeiras. Pode parecer óbvio, mas esses equipamentos alcançam a temperatura necessária para mantê-la ideal, entre -6°C e 1°C. Outro refrigerador ou freezer pode congelar a cerveja ou mantê-la quente.

Fique atento a estrutura do equipamento

Na hora de escolher o melhor eletrodoméstico de refrigeração comercial, tenha atenção para saber se o equipamento possui motor acoplado ou necessitará de motor externo (unidade condensadora).

Caso seja externa, é importante observar que precisará passar a tubulação de cobre isolada da unidade externa até o equipamento.

Ter orientação de um técnico ou empresa especializado em refrigeração comercial é muito importante para indicar a bitola e espessura do cobre a ser usado, bem como seu isolamento para que depois de pronto não venha a sofrer com eficiência do equipamento o ter que quebrar o piso para identificar vazamentos ou infiltrações após pronto.

Essas análises são muito importantes, pois interferem diretamente no tamanho da sua obra e na eficiência do equipamento após a sua instalação.

Ademais, paredes grossas ou finas do cobre e espessura da parede dos esponjosos para correto isolamento do cobre são muito importantes para evitar condensação e, consequentemente, pingadeiras na tubulação que podem infiltrar nas paredes.

Não deixe de lado a procedência dos materiais utilizados

O gás refrigerante é parte fundamental no processo de refrigeração. Por isso, garantir que seja um material de boa procedência é importante para alcançar o resultado esperado.

Esse elemento é o responsável por esfriar as serpentinas onde passarão o ar, fazendo a troca de calor. Portanto, quanto mais puro, melhor a eficiência do equipamento e menor será o consumo de energia.

Você irá encontrar no mercado muitas marcas, entretanto, nem todas com qualidade. Um gás com pouca qualidade pode ocasionar no desgaste do equipamento, diminuindo sua vida útil, e na umidade, danificando os demais componentes do sistema.

As marcas Forane e Chemours, por exemplo, são boas opções internacionais de compra. Além disso, há no mercado gases refrigerantes ecológicos que, além da qualidade, também proporcionam menor consumo energético.

Para fazer a melhor compra, sempre vá às lojas especializadas no assunto e pergunte ao vendedor qual a melhor opção, assim você evita riscos!

E se você está pesquisando em como investir melhor na sua empresa, nosso artigo “Equipamentos de padaria que irão tornar seu negócio inovador” e material gratuito para download “Tendências para padarias e lanchonetes em 2019 podem te ajudar!

Quais cuidados devo ter com o sistema de refrigeração?

Não adianta entender o que é refrigeração comercial e a sua importância se você não souber como manusear o aparelho, não é?

Por ser um investimento alto, o intuito é que tenha uma vida útil satisfatória e mantenha por mais tempo sua capacidade.

Higienize da forma correta

Grande parte do mau uso dos equipamentos de refrigeração comercial está relacionada à limpeza incorreta.

Por exemplo: usar materiais de limpeza sem selo de fiscalização ou que são impróprios pode levar à corrosão da superfície.

No momento de fazer a higienização, não utilize jatos de água nem produtos com base em cloro.

Também é importante salientar que a limpeza de equipamentos feita por uma equipe de manutenção especializada é crucial. Por vezes, pode acontecer a perda de eficiência da máquina ocasionada pela sujeira excessiva, pois impossibilita que o ventilador absorva ar externo e realize a troca de calor.

Realize manutenções periódicas

Expositores frigoríficos estão em constante funcionamento e, justamente por isso, precisam de manutenção constante.

Não espere dar algum problema para consertar. Se você fizer manutenções preventivas, não chegará ao ponto de substituir o equipamento.

Entenda exatamente o funcionamento do equipamento

Não entender o que é refrigeração comercial e o seu funcionamento podem comprometer significativamente o potencial do seu equipamento.

Por isso, fique atento quanto ao correto dimensionamento da unidade condensadora, ao forçador, temperatura externa da região e local onde a máquina irá ficar. Isso fará toda a diferença ao final!

Não é incomum que, tentando baratear o orçamento, o dimensionamento seja feito considerando uma temperatura externa menor do que de fato será. Contudo, o resultado disso é a perda de eficiência do equipamento, fazendo com que não alcance a temperatura que deveria.

Por esse motivo, no momento de realizar o dimensionamento, procure empresas que possuam equipes de projetos habilitadas e com claro entendimento do assunto.

Com esses cuidados, você verá que o investimento valeu a pena!

Agora que você entendeu o que é refrigeração comercial e sua importância para a sua padaria, com certeza está pensando em adquirir, não é?

Acesse nosso site para escolher o melhor refrigerador em nosso portfólio e entre em contato conosco!

Aqui, garantimos a qualidade e o bom serviço!

Escreva um comentário