Para saber montar uma padaria é preciso ter cautela e planejamento, afinal a área de panificação sempre foi um setor concorrido. Contudo, montar um empreendimento é um desafio, assim como administrá-lo.
Apesar das dificuldades do começo, este é um ramo com ótimas possibilidades de crescimento no mercado alimentício e de retorno financeiro, já que se tratam de produtos consumidos por muitas pessoas.
É raro encontrar alguém que não coma ou não compre pães, doces, bolos, salgados, sanduíches e biscoitos, por exemplo.
Portanto, é fundamental que você preste atenção em todas as dicas, para que conheça passo a passo como montar uma padaria e tenha sucesso no seu empreendimento.
As principais dicas de como montar uma padaria de sucesso
1# Defina seu público-alvo
O primeiro passo é conhecer qual será o seu público-alvo. Portanto, fazer uma pesquisa mercadológica e conhecer melhor as características demográficas é essencial para aprender como montar uma padaria de sucesso.
A principal dica é você fazer uma pesquisa ampla de público; após isso, criar personas para definir exatamente o perfil do seu cliente e entender os tipos de pessoas que você deseja atrair para seu negócio.
Sabemos que a diferença entre persona e público-alvo pode causar um pouco de confusão, por isso veja os exemplos abaixo:
- Público-alvo: pertence às classes C e D, tem em média 30 anos, ensino médio completo e ganha entre um a dois salários mínimos.
- Persona: Mariana da Costa tem 32 anos, já concluiu o ensino superior, é formada em relações públicas, trabalha em uma assessoria de imprensa, ganha dois salários mínimos, gosta de cozinhar nos tempo livre, por isso sempre busca por alimentos mais caseiros e diferenciados para criar seus pratos.
Portanto, é muito importante que você entenda a diferença e estude as duas maneiras para aplicar corretamente no seu negócio.
2# Localização da panificadora
Um dos desafios de montar uma padaria é escolher o local ideal para o seu estabelecimento. Algumas questões devem ser levadas em consideração, como:
- É um local de fácil acesso?
- Apresenta visibilidade para chamar a atenção do público?
- O local possui outras padarias próximas?
O ideal é pesquisar e pensar na logística do seu futuro cliente; por exemplo, a rua deve estar no caminho que a pessoa percorre todos os dias quando volta do trabalho. Se for em um local que possua um alto fluxo de automóveis, irá necessitar de um grande espaço de estacionamento.
Portanto, a localização é um fator muito importante para o crescimento do seu negócio, pois, caso as pessoas tenham dificuldade de acessar o local ou não seja um ponto estratégico para vendas, a quantidade de consumidores poderá ser baixa.
3# Encontre o estilo da sua padaria
Uma das etapas mais interessantes de como montar uma padaria é a escolha dos tipos de produtos e da decoração do espaço. Tudo vai depender da identidade que você deseja transmitir e do público que você deseja alcançar.
O primeiro passo é a decisão do cardápio: tudo deve girar em torno dos alimentos que serão comercializados. Lembre-se de que alimentos caseiros e artesanais estão sendo bastante valorizados atualmente, portanto apostar nisso garante um diferencial ao seu empreendimento. Outra dica é investir em sabores diferenciados para doces e pensar sempre nos produtos que os clientes gostariam de comprar.
Com relação ao ambiente interno de produção dos alimentos, este precisa de um layout que possibilite uma maior agilidade da equipe. Todavia, no espaço de atendimento ao cliente, a estrutura precisa ser bem organizada. O ambiente deverá ser confortável, com espaço para cadeiras ou bancos.
4# Os tipos de padaria
Acima de tudo, para saber como montar uma padaria, você deve escolher qual será o modelo da sua, até porque atualmente no mercado existem variados modelos e segmentos alimentícios para diferentes públicos. Mas sempre leve em conta quanto será investido, as questões mercadológicas e a localização.
Para saber quais são as diferentes padarias atualmente, confira a lista abaixo:
1# Padaria tradicional
A padaria tradicional é um modelo muito comum que já está há muito tempo no mercado e tem o foco na produção de pães tradicionais, como o francês, de leite, de milho e o doce, sendo que a maioria é feita no local de venda, que ainda pode conter alguns produtos de conveniência.
2# Padaria artesanal
São padarias focada na preparação de produtos específicos para cada cliente, ou seja, à base de encomendas, sendo que a maioria possui confeitaria e a produção é feita geralmente no local de venda.
3# Boutique de pães
São padarias pequenas que costumam estar instaladas em áreas com moradores de alto poder aquisitivo e têm foco na produção de itens sofisticados, como pães especiais tipo baguetes, ciabattas e italiano, além de doces finos e produtos importados.
4# Padaria de serviço
Padarias localizadas geralmente em regiões centrais da cidade, que possuem grande área de circulação com escritórios, lojas, restaurantes etc. São oferecidos produtos tradicionais de uma padaria, agregando confeitaria, buffet, bar, fast-food e lanchonete, existe inclusive inovação em conveniências feitas com containers!
5# Padaria conveniência
A maioria está localizada em bairros residenciais e comercializa um grande mix de produtos de conveniência, que vão além da panificação e confeitaria, estilo mercearia, trazendo aos clientes mais variedades de compras.
5# Burocracias para resolver
O mais indicado para resolver as burocracias é contratar um contador para auxiliar nos processos legais do seu negócio. Porém, você também precisa ficar por dentro do que é necessário.
Portanto, confira abaixo os procedimentos de diferentes órgãos:
- registro na junta comercial;
- obtenção de CNPJ na Secretaria da Receita Federal;
- obtenção do alvará de funcionamento na prefeitura;
- cadastramento na Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- alvará de licença sanitária para adequar as instalações de acordo com o Código Sanitário. Em âmbito federal, a fiscalização cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária; estadual e municipal ficam a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde; e
- enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra, sendo obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano.
Lembrando que empresas de micro e pequeno porte não precisam efetuar o pagamento da Contribuição Sindical Patronal, de acordo com o § 3º do art. 13 da Lei Complementar 123/2006, que instituiu o Simples Nacional. Logo, essa lei veta o dispositivo que permite a cobrança das ME e EPP optantes pelo Simples Nacional.
6# Investimentos necessários
Para começar o empreendimento é essencial a criação de um plano de negócios bem detalhado. Para isso é fundamental calcular todo o investimento em:
- imóveis;
- móveis;
- equipamentos para cozinha;
- pesquisas de mercado;
- matéria-prima;
- salários;
- marketing;
- entre outros.
7# Equipamentos para investir
Outra parte importante no trabalho de como montar uma padaria é analisar todo o mobiliário e os equipamentos para o funcionamento do negócio, tanto para a área administrativa e de exposição dos produtos quanto para a cozinha, que são os fundamentais.
Confira a lista abaixo dos principais equipamentos para investir:
1# Móveis necessários:
- mesas e cadeiras para acomodar os clientes;
- balcões (seco, estufa e refrigerado);
- mesa de preparo;
- prateleiras;
- móveis e expositores para o salão.
02# Utensílios para a produção:
- fornos;
- amassadeiras, para grandes quantidades de massa;
- cilindros, sovar massa e deixa mais homogênea;
- batedeiras, preparam menores quantidades de massas, recheios etc;
- modeladoras, modelam a massa com acabamento e sem desperdício;
- divisoras de massas, dividem e enrolam volumetricamente as massas;
- utensílios para confeitaria;
- fatiadeira de pão;
- assadeiras;
- balanças;
- fôrmas;
- câmara de crescimento;
- esteiras;
- resfriador;
- freezers verticais;
- máquina de café; e
- freezers horizontais.
Além disso, você pode adquirir outros utensílios para escritório, como computador, mesa e telefone, mas tudo depende do tamanho do seu estabelecimento e de como será feita a produção dos alimentos.
Ficou interessado em abrir uma padaria? Conheça a FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais
A FG Equipamentos é uma empresa 100% capixaba. Fundada em outubro de 1984, atua há mais de 30 anos no mercado de refrigeração comercial.
Seu elevado padrão de qualidade, os melhores preços do mercado e a proximidade com os seus clientes fizeram com que a FG expandisse seu mercado para a área de equipamentos comerciais, tornando-se a preferida na hora da compra de equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.
Atualmente, a FG Equipamentos possui duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES. Sempre buscando atender melhor seus clientes, a empresa conta com uma equipe de funcionários preparados e altamente capacitados para fornecer as informações necessárias aos seus clientes, com uma infraestrutura pronta para o atendimento, estoque de produtos e um showroom dos equipamentos comercializados.
Procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco!
Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:
- Suprimentos e equipamentos comerciais: veja quais são essenciais para quem está iniciando um negócio