Como você pode perceber, existem diversos aparelhos e utensílios no mundo gastronômico, que servem para ajudar a cozinhar, grelhar, fritar, assar, entre outros processos culinários. Por exemplo, os itens para grelhar alimentos em restaurantes são a chapa churrasqueira, o char broiler e a grelha, que têm a mesma função, porém com características diferentes.
Da mesma forma, cada utensílio possui sua particularidade que, quando comparados ao uso residencial e profissional, podem se diferenciar ainda mais.
Por isso, para montar um estabelecimento é preciso ter todo cuidado ao escolher as ferramentas de auxílio.
Leia todos os detalhes sobre chapa churrasqueira para saber como esse aparelho pode mudar a sua cozinha!
A espessura da chapa determina a qualidade desse equipamento. Uma chapa mais grossa é mais resistente e durável, sendo assim, ela consegue suportar altas temperaturas e resfriar repentinamente, sem dobrar ou mostrar sinais de desgaste.
Outra característica da placa grossa é que ela aquece uniformemente, criando uma superfície que ajuda a cozinhar mais alimentos em um determinado período de tempo do que uma placa mais fina.
Normalmente, o material de produção das chapas e grelhas é o aço inoxidável, com algumas camadas superiores de cromo para aumentar as propriedades especiais. O cromo não apresenta porosidade, então é menos provável que transfira sabor entre as comidas.
Além disso, ele evita que os alimentos grudem, deixando de usar óleo na superfície de cozimento. Por ser um metal não reativo, o cromo também evita o escurecimento de alimentos expostos à chapa.
A profundidade da chapa churrasqueira é medida da frente até a parte de trás, e varia de 50 a 70 cm. Já a largura é medida de lado a lado do equipamento. Porém, as chapas com prensa são dimensionadas, normalmente, entre 30 e 60 cm de largura.
As duas medições indicam a quantidade de comida que será possível cozinhar de uma única vez na chapa. Além disso as medidas são utilizadas para sabermos o quanto de espaço o equipamento ocupará na cozinha.
Os controles manuais são uma característica marcante da chapa churrasqueira e da grelha tradicional. O controle permite aos usuários regular a temperatura de cada aparelho.
Os cozinheiros com mais experiência costumam utilizar uma configuração padrão para cada prato do menu, entretanto, os iniciantes e mais exigentes optam por controlar a temperatura precisa das superfícies de cozimento da chapa.
Sendo assim, a chapa mais indicada para os cozinheiros experientes seria com controles termostáticos, uma vez que esse tipo de equipamento permite variação nas temperaturas, podendo intercalar entre 65 °C e 232 °C.
No mercado culinário existem três tipos de controles termostáticos:
São regularmente construídas com controles termostáticos de modulação. Esse sistema consegue definir as temperaturas com precisão de 1 °C a 5 °C..
Essas são normalmente construídas com termostatos de ação rápida e podem manter as superfícies do equipamento em menos de 1 °C de suas temperaturas determinadas.
A sua construção geralmente é com termostatos de estado sólido. O seu custo é mais caro que as demais por conta da precisão que costuma oferecer. Controlador de estado sólido podendo manter a temperatura com uma distinção irrisória da temperatura estabelecida.
A chapa apresenta uma superfície lisa e plana, o que a torna ideal para fazer bacon, hambúrgueres, panquecas, torradas, bifes, ovos, sanduíches de queijo e tudo que se prepararia em uma frigideira, por exemplo.
A maioria das chapas é retangular, proporcionando mais espaço para cozinhar em comparação a uma frigideira menor, que tem uma forma arredondada padrão.
Já a grelha conta com sulcos, que deixam sua marca em qualquer comida preparada nela. As grelhas são ótima para se preparar hambúrgueres, bifes, costelas, sanduíches e legumes.
Além disso, é possível preparar alimentos cozidos e separá-los da gordura, deixando-os mais saudáveis. A maioria das grelhas tem uma área reservada para coletar a gordura durante o cozimento.
As chapas e os grills podem ser tanto elétricos quanto a gás. Mas esses equipamentos possuem vários modelos, como a chapa elétrica básica, que é uma superfície grande e aberta que pode fazer vários sanduíches ao mesmo tempo, por exemplo.
O grill existe em dois modelos, com superfície lisa ou estriada. Ao acrescentar a prensa, eles são normalmente concebidos para cozinhar um ou dois sanduíches, por exemplo.
Essas máquinas foram criadas para atender uma maior quantidade de pessoas, por conta da velocidade na preparação, no tamanho para fazer mais comidas e de um melhor desempenho na preparação dos alimentos que atingem a temperatura rapidamente e cozinham uniformemente.
A chapa churrasqueira e o grill são ideais para preparar desde café da manhã até jantar. Podem ser utilizadas em qualquer ambiente, sejam os refinados ou lanchonetes, desde que seja necessário o cozimento rápido de grande quantidade de comida. As grelhas podem até cozinhar em espaços menores, como em food trucks.
Mas o primeiro passo para tudo é definir qual o estilo da sua cozinha, pois as grelhas e as chapas apresentam diferenças que podem influenciar no ritmo de produção do seu empreendimento.
As chapas, por exemplo, como não há estrias, são uma superfície perfeita para alimentos que precisam ser jogados e espalhados para cozinhar, fritar ou assar, como ovos. Por outro lado, as grelhas podem esquentar com mais precisão por conta dessas estrias, além de deixarem as marcas da grelha. Os hambúrgueres, por exemplo, ficam com uma aparência mais atraente e saborosa quando feitos deste modo.
Ao fim do expediente é comum não haver alguns cuidados com o equipamento de trabalho, por isso confira alguns para garantir maior durabilidade do item.
Raspe com uma espátula ou raspador os resíduos para dentro da parte de guardar gordura. Para limpar completamente a chapa, despeje água com um pouco bicarbonato de sódio e derrame pela superfície. Deixe por dez minutos ou mais e use uma lã de aço para soltar os resíduos. Enxágue logo depois.
Use uma pedra-pomes para polir a superfície da chapa após o processo de limpeza e de enxágue todo fim do mês, lembrando de verificar debaixo da peça para se certificar que o respiradouro não está tendo problemas de aquecimento, por conta da graxa que está bloqueando.
Agora que você sabe as características da chapa churrasqueira e diferença de um grill, além dos cuidados com o equipamento, o próximo passo é conhecer a FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais para a garantia de produtos eficazes!
(Imagem da FG)
(Imagem da FG)
A FG Equipamentos é uma empresa 100% capixaba. Fundada em outubro de 1984, atua há mais de 30 anos no mercado de refrigeração comercial.
Seu elevado padrão de qualidade, os melhores preços do mercado e a proximidade com os seus clientes fizeram com que a FG expandisse seu mercado para a área de equipamentos comerciais, tornando-se a preferida na hora da compra de equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.
Atualmente, a FG Equipamentos possui duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES. Sempre buscando atender melhor seus clientes, a empresa conta com uma equipe de funcionários preparados e altamente capacitados para fornecer as informações necessárias aos seus clientes, com uma infraestrutura pronta para o atendimento, estoque de produtos e um showroom dos equipamentos que comercializa.
Procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco!
Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:
Entender a fundo tudo que seja relacionado ao seu estabelecimento é fundamental para que a…
A balança para mercado é um item muito importante para o funcionamento diário de um…
Olá, amigo empreendedor! Ter uma estufa para salgados em sua lanchonete, padaria, boteco ou restaurante…
Muitos donos de lanchonetes e restaurantes têm marcado presença nas redes sociais com perfil do…
O mercado do agronegócio no Brasil é um setor extremamente lucrativo, mesmo com a flutuação…
Cada vez mais as indústrias da área de maquinários e refrigeração comercial têm investido na…