Muitos brasileiros carregam o espírito empreendedor dentro de si fazendo com que o sonho de ter o próprio negócio seja algo muito almejado.
Se você está pensando ou planejando abrir um restaurante ou bar, deve saber que muitas pessoas não sabem como montar um bar por não possuírem informação suficiente para começar seu empreendimento.
Umas das maiores dificuldades é saber onde coletar informações verídicas e confiáveis sobre como montar um bar ou restaurante para dar o primeiro passo e, assim, abrir seu próprio negócio de maneira correta.
Por isso, hoje vamos apresentar informações que te ajudarão a entender melhor sobre o que é preciso para montar um bar, como funciona o mercado e algumas dicas que farão com que você tenha grandes chances de atrair clientes para seu bar e se destacar na concorrência.
Aprender corretamente sobre como abrir um bar torna possível que este investimento seja seguro e dure muito tempo. Apesar de liderar um negócio apresentar inúmeros riscos, devemos observar também os benefícios que isso promove.
Segundo resultados de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising no fim do ano de 2018, apesar das dificuldades econômicas que o Brasil vem enfrentando nessa última década, o segmento de alimentação abrange 34% do mercado total brasileiro, e este modelo de negócio continua crescendo.
Logo, analisando essa informação, por que não abrir seu próprio empreendimento?
Continue a leitura para aprender melhor sobre o assunto com nossas dicas para abrir um bar.
Como montar um bar: tudo o que você precisa saber
O processo para saber como montar um bar começa por conhecer a fundo o mercado e o seu negócio, qual estilo e perfil que você deseja construir, quais equipamentos compõem o ambiente, qual tipo de público quer receber, a localização, além da produção de um cardápio ideal com preços acessíveis para os seus clientes, etc.
Além de atentar-se a esses quesitos, é preciso estudar a fundo todas as leis que regulamentam um bar para que seu empreendimento se encaixe devidamente nas normas e que seu funcionamento seja autorizado.
Nos tópicos a seguir, aprofundaremos mais sobre o assunto e você aprenderá como montar um bar de maneira prática e eficiente.
Conheça o mercado
É necessário conhecer profundamente o cenário de bares para não ficar de mãos atadas caso surja alguma situação inesperada com seus clientes.
Tire um tempo para estudar os fornecedores, os concorrentes diretos e indiretos e para frequentar bares diferentes em sua cidade (observe-os e anote todos os pontos que te agradam e que te deixam insatisfeitos para, assim, chegar à conclusão do que fazer de melhor para que seu bar tenha destaque em relação à concorrência).
Então, invista em coisas que chamam atenção do cliente e oferecem interatividade. Karaokês, jogos, shows, ambiente descontraído e preço acessível são bons atrativos para seu ambiente.
É muito difícil um negócio dar o lucro de imediato. Por isso, é de suma importância cativar os clientes, executar um trabalho de qualidade tanto no planejamento do negócio quanto na sua execução, investir em divulgação e, aos poucos, construir sua reputação.
Assim, empresas levam meses ou até mesmo anos para ter acesso ao retorno financeiro, equilibrando os custos e ganhos.
Apesar de, em muitos casos, os bares conseguirem dar um retorno relativamente mais rápido que em outros tipos de negócio, esse é um dos setores que sofrem maior concorrência nos segmentos de bebidas e alimentos.
É comum haver mais de cinco estabelecimentos disputando os mesmos consumidores da região e aumentando a disputa.
Tenha um plano de negócios
Conhecido também como business plan, o plano de negócios é imprescindível para conceber o caminho que a empresa vai seguir, sendo possível definir ações iniciais, consolidar informações de mercado, avaliar o negócio e, assim, instituir metas para o projeto.
Esse documento deverá conter as informações da estrutura empresarial, descrevendo o empreendimento, posicionamento no mercado, público que atenderá e qual estilo do ambiente. Geralmente, é nesse documento também que estará as definições iniciais das ações de marketing.
Capital de giro
É natural que as pessoas se questionem sobre como montar um bar lucrativo. Como falamos anteriormente, isso é algo que requer planejamento, porque nenhum negócio começa já dando retorno sobre o investimento.
O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis no caixa da empresa somados às despesas da mesma. É através dessa conta que é possível separar o dinheiro que será investido no funcionamento do seu negócio.
É neste momento que o/a dono(a) de negócios deverá se atentar à todas informações de gastos a curto e longo prazo e possíveis entradas de dinheiro.
Para facilitar seu entendimento, observe a imagem abaixo retirada do artigo Capital de giro: aprenda o que é e como funciona o da sua empresa.
Defina a identidade do seu bar e o público-alvo que deseja atingir
Se você está se perguntando como montar um bar que agrade as pessoas e esteja sempre lotado, este tópico é muito importante porque é o estilo do bar que definirá qual tipo de público frequentará o seu estabelecimento.
Muitos empreendedores optam por abrir bares para atenderem a um nicho de mercado (estabelecimentos que são direcionados para um tipo de público, por exemplo, bar que só toca música sertaneja ou rock).
Mas é preciso atentar-se a uma coisa: bares temáticos atraem público-alvo limitado, porém a possibilidade do seu estabelecimento ficar conhecido por ser diferente é grande.
Qual faixa etária deseja atender? Qual classe social? Qual gênero? Quais interesses do público em frequentar seu bar?
Tudo isso deve ser analisado.
Monte seu cardápio
As bebidas, mesmo sendo vendidas em grande quantidade, são responsáveis por apenas 30% do lucro total do estabelecimento, enquanto as comidas roubam a cena, representando 70% do lucro.
Por conta disso, invista em boas bebidas e drinks, pois estes são o chamariz do bar. Invista também em petiscos, refeições e lanches. Crie refeições que sejam o “carro-chefe” do seu estabelecimento para que ele tenha destaque entre os outros bares das redondezas.
Escolha o ponto ideal
Próximo à concorrência
Abrir um bar próximo a outros estabelecimentos não é uma má ideia. Em grandes cidades, existem lugares que possuem apenas bares e isso pode ser visto como um fator positivo, pois dessa forma seu negócio estará à vista de outros que fazem sucesso.
Facilidade de acesso
É muito difícil um estabelecimento novo atrair clientes quando o acesso não é fácil. Por isso, busque por lugares que tenham grande movimentação de pessoas. Assim, é mais fácil o seu bar ser visto e atrair clientes.
Vizinhança
A localização escolhida para construir seu bar é um lugar que possui muitas residências? É preciso se atentar, pois lugares que não sejam direcionados para esse tipo de estabelecimento têm de respeitar a lei do silêncio e isso pode impedir que você coloque eventos e shows.
Segurança
Bares que estão localizados em locais com segurança, baixo índice de violência, mais movimentados e melhor iluminação são mais procurados.
Custo
O lugar ideal para abrir um bar é onde os custos com aluguel não ultrapassem 20% do que você estipulou no início para investir no seu negócio. Deve-se, então, unir a capacidade de atrair clientes e o custo para manter seu estabelecimento.
Organize seu time de funcionários
Não basta só ter bons drinks e petiscos de qualidade. É necessário montar uma equipe de profissionais qualificados e que realizem bom atendimento.
Isso conta muito para um estabelecimento. Garçons ágeis, cozinheiros(as) experientes, equipe de caixa pronta para resolver qualquer imprevisto, bons auxiliares de limpeza, barmans etc.
Em alguns casos, como o orçamento é pouco para contratar vários funcionários, o próprio dono atua como caixa ou até atendimento.
Mantenha sua equipe sempre motivada
Priorize também um bom treinamento mensal com seus funcionários para que estes se mantenham atualizados, garantindo que seu negócio esteja sempre pronto para atender às necessidades dos clientes.
Equipamentos necessários para abrir um bar
Vamos dar uma olhada nas breves descrições dos utensílios que são utilizados em um bar.
Salão e área interna
- computador ou notebook: para que possa registrar os pedidos e sempre ter os arquivos com as informações do negócio;
- impressora: para impressão de documentos;
- linha telefônica;
- impressora de cupom fiscal;
- mesas, cadeiras e armários (é necessário fazer uma medição do tamanho das instalações);
- prateleiras para bebidas;
- gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;
- máquinas de cartão que aceite as principais bandeiras;
- televisor e DVD player: para oferecer um ambiente mais descontraído que transmita jogos e tenha música;
- geladeira vertical especial para cerveja (cervejeira);
- estufas para salgados;
- ar-condicionado (opte pelo que melhor se encaixa nas dimensões do estabelecimento);
- equipamento de som: para os dias que tenha apresentações de bandas;
- talheres, pratos, copos, panelas, cinzeiros, guardanapos e porta guardanapos etc.
Área da cozinha
- freezer horizontal com geladeira;
- fogão industrial: para confecção mais rápida dos alimentos, permitindo que grande quantidade de ingredientes seja adicionado à receita;
- balcão frigorífico;
- chapa com aquecimento a gás;
- maçarico (a leitura deste artigo vai te mostrar quais tipos de alimentos necessitam dessa ferramenta para seu preparo);
- exaustor: para ajudar na ventilação do ambiente;
- filtro de água;
- extrator de sucos;
- liquidificador;
- estufa: para colocar os alimentos e, ao mesmo tempo que aquece, expõe ao público;
- fritadeira elétrica;
- panelas, assadeiras, etc;
- forno de micro-ondas;
- mesa inox;
- cafeteira;
- cortador de legumes;
- balança: para poder ter exatidão com a quantidade de alimentos a ser utilizado.
Balcão
- coqueteleira ou shaker para preparar coquetéis batidos;
- pinça de uso geral;
- dosador para bebidas alcoólicas.
Como abrir um bar dentro da legislação
Neste tópico, apresentaremos todos os procedimentos básicos que você precisa para dar início ao seu negócio de maneira correta.
Aconselhamos que contrate um profissional em contabilidade, pois só um especialista da área poderá orientar sobre todos os aspectos burocráticos sobre como montar um bar.
Vamos começar?
Primeiro de tudo, com a ajuda de um profissional da área, compreenda qual será o tipo de sociedade da sua empresa, o seu nome e prepare o contrato.
Depois, registre seu negócio na junta comercial da sua cidade e na Secretaria da Fazenda. Não se esqueça de priorizar o registro do seu CNPJ na Receita Federal. Depois disso, inscreva-se na prefeitura para ter acesso a um alvará de localização.
Descubra as leis de como montar um bar corretamente
- segundo a Lei Federal 9.294 de 1996, é proibido o fumo em todos os ambientes público e fechado;
- o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) alerta através de lei 8069 de 1990, no artigo 81, que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a crianças e ou adolescentes;
- a Resolução RDC nº 216, de 2004, da ANVISA, determina que bares, restaurantes, lanchonetes e outros negócios do gênero alimentício deverão adotar procedimentos para se adequarem ao Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação;
- dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Higiênicos – Sanitários para a manipulação de alimentos e bebidas preparados com vegetais a resolução RDC nº218, de julho de 2005.
Normas técnicas para montar um bar
Para que seja possível abrir um bar, é preciso que algumas normas técnicas sejam seguidas à risca. Sem o seu cumprimento, é possível que não dê certo a abertura do seu negócio. Por isso, esteja atento às regras abaixo:
- ABNT NBR 14230:2012 – refere-se à necessidade de usar embalagens descartáveis para alimentos, sempre redondas, produzidas de alumínio e suas ligas;
- ABNT NBR 15074:2004 – referente à necessidade de adotar o uso de bandejas de alimentos descartáveis também em alumínio e suas ligas;
- ABNT NBR 15635:2008 – referem-se aos bons hábitos higiênicos e sanitários, e controle dos processos operacionais alimentícios;
- ABNT NBR ISO 22000:2006 [Versão Corrigida em 2006] – referente à organização da produção alimentícia e segurança no manuseio dos alimentos;
- ABNT NBR 14518:2000 – define os padrões gerais de ventilação da cozinha.
- ABNT NBR ISO 23953-2:2009 [parte dois] – referem-se às condições de uso, classificações e requisitos necessários para os expositores refrigerados;
- ABNT NBR 15526:2012 – referente ao projeto de execução de redes de distribuição interna de gases combustíveis em instalações comerciais;
- ABNT NBR 15842:2010 – exigências gerais para uma qualidade básica de serviço em um pequeno comércio;
- ABNT NBR 12693:2010 – referente aos extintores de incêndio;
- ABNT NBR 5626:1998 – relacionada à instalação de água fria predial;
- ABNT NBR 5410:2004 [Versão Corrigida em 2008] – relacionada às instalações elétricas de tensão baixa;
- ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 [parte um] – iluminação adequada no ambiente de trabalho;
- ABNT NBR 9050:2004 [Versão Corrigida em 2005] – referente aos equipamentos e espaços que promovam a acessibilidades a edificações, mobiliário para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.
Invista em divulgação
É no lançamento que há mais investimento em divulgações. Isso porque o objetivo é fazer com que o negócio abra as portas e já consiga conquistar um bom faturamento.
Nos dias de hoje, os melhores meios de fazer a divulgação de lançamento de um bar são publicações em redes sociais e panfletagem.
Além disso, lembre-se de fazer promoções para atrair mais público e faça ornamentações bonitas que chamem atenção de quem está de fora, aguçando a curiosidade de conhecer o novo estabelecimento.
E então? O que achou das dicas?
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