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Confira as melhores dicas para você abrir seu minimercado

O Brasil, por mais que ainda sofra dificuldades no cenário econômico causado pela crise, ainda tem segmentos que encontram recursos e fôlego suficientes para continuar atuando no mercado.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising em 2018, o segmento de alimentação é responsável por 34% da economia total do país. Então, ainda vale a pena investir em negócios alimentícios.

Neste artigo, decidimos ajudar quem deseja abrir um minimercado e não sabe por onde começar. Continue com a gente para aprender tudo da melhor forma e tenha um negócio de sucesso!

Você sabe como o controle de vendas influencia no seu negócio? Confira nosso artigo!

Como abrir um minimercado: o que você precisa saber

Montar um minimercado pode ser um excelente investimento. Afinal, é um modelo de negócio indispensável em um bairro com muitos moradores onde o supermercado esteja um pouco mais distante.

Uma das muitas vantagens que um minimercado oferece é não ter que se preocupar com a grande quantidade de produtos na estocagem, já que o fluxo de clientes e vendas é consideravelmente menor quando comparado a grandes supermercados. 

A seguir, conheça todos os pontos que envolvem a abertura desse tipo de empreendimento.

Conheça a regulamentação

Depois de analisar a viabilidade do negócio, contrate um contador e acompanhe os estudos sobre o melhor regime contábil para seu empreendimento. Os primeiros passos para abri-lo são:

  • tirar um CNPJ por meio do registro na Secretaria de Receita Federal;
  • registrar o minimercado na Junta Comercial do Estado, na Receita Estadual e na Prefeitura;
  • enquadrar-se na Secretaria Estadual da Fazenda;
  • realizar cadastro na Secretaria de Receita Federal;
  • obter autorização do Corpo de Bombeiros e a Indicação de Responsabilidade Técnica da Anvisa;
  • ter o cadastro Municipal de Vigilância Sanitária; e
  • confirmar o enquadramento no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Embalagem dos alimentos

Não só instalações, equipamentos e etapas de produção dos alimentos precisam passar pela checagem, mas também as embalagens onde os produtos serão guardados.

Segundo a Anvisa, a empresa que produz os alimentos é responsável também pelos componentes das embalagens dos produtos (papel, cerâmica, vidro e metal têm seu uso autorizado). Caso utilize plástico PET, este deverá ser antes pós-condensado.

Boas práticas na fabricação

Essas boas técnicas de fabricação, que devem ser realizadas pelas indústrias do setor alimentício, englobam diversos parâmetros visando aumentar o grau de qualidade sanitária (condições higiênicas e de saúde dos funcionários, avaliações de risco epidemiológicas etc.).

Licença de funcionamento

Conforme a Lei nº 986/1969, qualquer estabelecimento que processe alimentos (fabricação, preparação, transporte etc.) tem que obter uma licença (alvará sanitário) pelo órgão sanitário competente da cidade, do município ou do estado.

Para isso, o minimercado, no caso, deve solucionar essa questão em um órgão de vigilância próximo para resolver a documentação e ficar por dentro das leis sanitárias.

Localização e público-alvo

Os primeiros pontos a ser analisados ao estudar como abrir um minimercado são o público-alvo, localização favorável (pois são abertos em bairros, geralmente longe do centro) e boa variedade de itens que você pode oferecer. 

Isso porque os minimercados, quando bem localizados e com boa aparência, tendem a transmitir conforto, segurança e credibilidade, o que acaba atraindo mais clientes.

Avalie qual tipo de público seu minimercado vai atender para, a partir daí, decidir em qual bairro você construirá seu empreendimento.

Estrutura do minimercado

É possível investir um pouco mais para que o minimercado tenha um escritório (mesmo que pequeno, para que possa sediar reuniões e encontros para decisões de gestão administrativa) e sanitários para funcionários e clientes.

Para mais conforto, construa corredores amplos e bem espaçosos para que a circulação das pessoas ocorra de forma fluida e confortável, mesmo quando carrinhos, cestas e prateleiras estejam ocupando espaço.

A área dos caixas é a parte que seus clientes passam mais tempo sem procurar produtos que estavam na sua lista de compras. Então, disponha produtos que chamem atenção do seu consumidor (doces, sorvetes, salgadinhos) para gerar compras impulsivas.

Outro ponto importante é investir em câmaras frigoríficas. Por mais que seu estabelecimento possua balcão e expositores refrigerados, é necessário que produtos como carne sejam movidos para estas câmeras.

Isso porque, além de auxiliar na estocagem de alimentos, a temperatura alcançada por essas máquinas é a ideal para conservá-los.

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Equipamentos para minimercado

Vamos dividir os equipamentos em setores:

Área de vendas

  • ar-condicionado;
  • balança checkout;
  • balança de conferência;
  • carrinho de compras;
  • cervejeira;
  • check stand;
  • checkout;
  • expositor vertical para congelados;
  • expositor vertical refrigerado para carne;
  • expositor vertical refrigerado para laticínios e bebidas;
  • gôndolas e prateleiras;
  • ilha de congelados;
  • impressora de nota fiscal;
  • leitor código de barra;
  • vascas de hortifrúti; e
  • ventilador de parede.

Recebimento de estoque

  • balança plataforma;
  • câmara frigorífica de congelados;
  • câmara frigorífica de refrigerados;
  • estrado plástico para piso; e
  • porta-pallets.

Departamento de TI e escritório

  • ar-condicionado; e
  • software gerenciador de venda prix.

Padaria (área de produção)

  • amassadeira espiral;
  • amassadeira rápida;
  • amassadeira semirrápida basculante;
  • armário de pão;
  • assadeiras/esteiras/formas;
  • bancada refrigerada de inox;
  • batedeira;
  • câmara climática para pães;
  • cilindro laminador;
  • cilindro sovador;
  • coifa;
  • divisora;
  • embaladora;
  • fatiadeira de pão;
  • forno combinado;
  • forno lastro;
  • forno turbo;
  • laminadora;
  • mesa de inox;
  • mesa de inox com cuba;
  • misturadora ou cozerella;
  • modeladora;
  • moinho de pão; e
  • resfriador/dosador de água.

Padaria (área de atendimento)

  • balança etiquetadora;
  • cortador de frios;
  • depósito para pães prontos;
  • embaladora;
  • expositor de bolo;
  • expositor refrigerado para laticínios; e
  • mesa de inox.

Açougue (área de preparação)

  • amaciador de carne;
  • bancada com cuba de inox;
  • câmara refrigerada para manuseio;
  • embaladora;
  • mesa de inox;
  • picador de carne;
  • seladoras; e
  • serra-fita.

Açougue (área de atendimento)

  • amaciador de carne;
  • balança etiquetadora;
  • embaladora;
  • expositor refrigerado horizontal com tendal;
  • mesa de inox;
  • pega senha; e
  • picador de carne.

Equipe

Ao escolher sua equipe de funcionários, realize uma seleção eficaz para saber identificar qual a especialidade de cada um e, assim, distribuí-los em suas funções (caixa, padaria, lanchonete, açougue e congelados, estoque, almoxarifado, limpeza e segurança).

Fornecedores e produtos

Esta etapa exige muita atenção, pois é preciso pesquisar preços e qualidade nos fornecedores dos produtos que você venderá no minimercado. 

Analise as propostas com base no custo/benefício e negocie sempre uma boa quantidade de produtos a fim de conseguir preços mais acessíveis.

Mantenha sempre em estoque produtos básicos para o dia a dia dos seus consumidores (feijão, farinha, arroz, macarrão etc.). Caso seu minimercado não conte com setor de carnes, faça parcerias com açougues para que seu estoque não estrague.

O hortifrúti também merece cuidados, pois são alimentos que estragam muito rápido, porém eles têm grande rotatividade, o que diminui as chances de perdê-los.

Forneça também lanches e congelados em geral e lembre-se: quanto mais variedade, mais clientes seu minimercado poderá atender.

Planejamento

O planejamento do minimercado tem processos que requerem muita cautela. É nessa fase que você vai estabelecer as estratégias e projeções de vendas, definir o público-alvo e outros quesitos fundamentais para um bom funcionamento do negócio.

Financeiro

Além dos gastos com documentação e construção, você terá que arcar também com os custos das contratações de diversos serviços, como o reabastecimento de estoque.

Por mais que seu negócio seja uma versão menor que um supermercado, ofereça, sempre que possível, variedades das marcas de produtos a fim de poder atender à demanda dos clientes. 

Gestão de negócios

É preciso estar atento a esta etapa: uma boa administração do fluxo de caixa é responsável por toda a rentabilidade do negócio. 

Conte com programas que ofereçam serviços de administração (controle de finanças, controle de vendas e estoque, fluxo de caixa, emissão de relatórios e nota fiscal) para que os dados da empresa sejam devidamente administrados.

 

Dicas para seu minimercado vender mais

Uma vez que você já sabe o que precisa para abrir seu minimercado, confira algumas dicas para seu negócio ter uma boa rentabilidade.

Disponha corretamente os produtos na loja

É extremamente importante que os produtos e objetos estejam organizados de forma correta para que os consumidores tenham fácil acesso entre os corredores e consigam transitar e comprar de forma eficaz.

Outros requisitos para uma boa utilização dos espaços disponíveis a fim de melhorar as vendas e oferecer conforto ao cliente são:

  • exibição das mercadorias de forma atrativa (fácil visualização);
  • boa adequação para os acessórios de exposição dos produtos (displays, gôndolas, balcão refrigerado etc.);
  • definir um local de armazenamento do estoque de reposição; e
  • caixas próximos à saída do minimercado.

Organize as gôndolas

Sempre organize os produtos por ordem de tamanho e peso, acompanhando o sentido horizontal, da esquerda para direita. Quando organizados no sentido vertical, disponibilize-os de baixo para cima.

Ilumine bem os produtos e o ambiente

A iluminação é um fator que estimula bastante o consumo, aumentando consequentemente o ticket médio no varejo do setor alimentício. Essa estratégia faz parte de um conjunto de técnicas para despertar o desejo do cliente, como embalagens e cores.

Personalização do atendimento

Um diferencial vantajoso que os minimercados têm quando comparados a supermercados é a possibilidade de oferecer ao cliente um atendimento personalizado e mais íntimo.

Isso ocorre porque, por ser um empreendimento pequeno, os funcionários conseguem criar uma relação com seus clientes, chamando-os pelo nome e conhecendo quais produtos eles mais procuram.

O que achou do nosso artigo? Esperamos que tenha tirado suas dúvidas e tenha muito sucesso com seu minimercado.

Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos como este. Até mais!

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