O Brasil, por mais que ainda sofra dificuldades no cenário econômico causado pela crise, ainda tem segmentos que encontram recursos e fôlego suficientes para continuar atuando no mercado.
Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising em 2018, o segmento de alimentação é responsável por 34% da economia total do país. Então, ainda vale a pena investir em negócios alimentícios.
Neste artigo, decidimos ajudar quem deseja abrir um minimercado e não sabe por onde começar. Continue com a gente para aprender tudo da melhor forma e tenha um negócio de sucesso!
Montar um minimercado pode ser um excelente investimento. Afinal, é um modelo de negócio indispensável em um bairro com muitos moradores onde o supermercado esteja um pouco mais distante.
Uma das muitas vantagens que um minimercado oferece é não ter que se preocupar com a grande quantidade de produtos na estocagem, já que o fluxo de clientes e vendas é consideravelmente menor quando comparado a grandes supermercados.
A seguir, conheça todos os pontos que envolvem a abertura desse tipo de empreendimento.
Depois de analisar a viabilidade do negócio, contrate um contador e acompanhe os estudos sobre o melhor regime contábil para seu empreendimento. Os primeiros passos para abri-lo são:
Não só instalações, equipamentos e etapas de produção dos alimentos precisam passar pela checagem, mas também as embalagens onde os produtos serão guardados.
Segundo a Anvisa, a empresa que produz os alimentos é responsável também pelos componentes das embalagens dos produtos (papel, cerâmica, vidro e metal têm seu uso autorizado). Caso utilize plástico PET, este deverá ser antes pós-condensado.
Essas boas técnicas de fabricação, que devem ser realizadas pelas indústrias do setor alimentício, englobam diversos parâmetros visando aumentar o grau de qualidade sanitária (condições higiênicas e de saúde dos funcionários, avaliações de risco epidemiológicas etc.).
Conforme a Lei nº 986/1969, qualquer estabelecimento que processe alimentos (fabricação, preparação, transporte etc.) tem que obter uma licença (alvará sanitário) pelo órgão sanitário competente da cidade, do município ou do estado.
Para isso, o minimercado, no caso, deve solucionar essa questão em um órgão de vigilância próximo para resolver a documentação e ficar por dentro das leis sanitárias.
Os primeiros pontos a ser analisados ao estudar como abrir um minimercado são o público-alvo, localização favorável (pois são abertos em bairros, geralmente longe do centro) e boa variedade de itens que você pode oferecer.
Isso porque os minimercados, quando bem localizados e com boa aparência, tendem a transmitir conforto, segurança e credibilidade, o que acaba atraindo mais clientes.
Avalie qual tipo de público seu minimercado vai atender para, a partir daí, decidir em qual bairro você construirá seu empreendimento.
É possível investir um pouco mais para que o minimercado tenha um escritório (mesmo que pequeno, para que possa sediar reuniões e encontros para decisões de gestão administrativa) e sanitários para funcionários e clientes.
Para mais conforto, construa corredores amplos e bem espaçosos para que a circulação das pessoas ocorra de forma fluida e confortável, mesmo quando carrinhos, cestas e prateleiras estejam ocupando espaço.
A área dos caixas é a parte que seus clientes passam mais tempo sem procurar produtos que estavam na sua lista de compras. Então, disponha produtos que chamem atenção do seu consumidor (doces, sorvetes, salgadinhos) para gerar compras impulsivas.
Outro ponto importante é investir em câmaras frigoríficas. Por mais que seu estabelecimento possua balcão e expositores refrigerados, é necessário que produtos como carne sejam movidos para estas câmeras.
Isso porque, além de auxiliar na estocagem de alimentos, a temperatura alcançada por essas máquinas é a ideal para conservá-los.
Vamos dividir os equipamentos em setores:
Ao escolher sua equipe de funcionários, realize uma seleção eficaz para saber identificar qual a especialidade de cada um e, assim, distribuí-los em suas funções (caixa, padaria, lanchonete, açougue e congelados, estoque, almoxarifado, limpeza e segurança).
Esta etapa exige muita atenção, pois é preciso pesquisar preços e qualidade nos fornecedores dos produtos que você venderá no minimercado.
Analise as propostas com base no custo/benefício e negocie sempre uma boa quantidade de produtos a fim de conseguir preços mais acessíveis.
Mantenha sempre em estoque produtos básicos para o dia a dia dos seus consumidores (feijão, farinha, arroz, macarrão etc.). Caso seu minimercado não conte com setor de carnes, faça parcerias com açougues para que seu estoque não estrague.
O hortifrúti também merece cuidados, pois são alimentos que estragam muito rápido, porém eles têm grande rotatividade, o que diminui as chances de perdê-los.
Forneça também lanches e congelados em geral e lembre-se: quanto mais variedade, mais clientes seu minimercado poderá atender.
O planejamento do minimercado tem processos que requerem muita cautela. É nessa fase que você vai estabelecer as estratégias e projeções de vendas, definir o público-alvo e outros quesitos fundamentais para um bom funcionamento do negócio.
Financeiro
Além dos gastos com documentação e construção, você terá que arcar também com os custos das contratações de diversos serviços, como o reabastecimento de estoque.
Por mais que seu negócio seja uma versão menor que um supermercado, ofereça, sempre que possível, variedades das marcas de produtos a fim de poder atender à demanda dos clientes.
Gestão de negócios
É preciso estar atento a esta etapa: uma boa administração do fluxo de caixa é responsável por toda a rentabilidade do negócio.
Conte com programas que ofereçam serviços de administração (controle de finanças, controle de vendas e estoque, fluxo de caixa, emissão de relatórios e nota fiscal) para que os dados da empresa sejam devidamente administrados.
Uma vez que você já sabe o que precisa para abrir seu minimercado, confira algumas dicas para seu negócio ter uma boa rentabilidade.
É extremamente importante que os produtos e objetos estejam organizados de forma correta para que os consumidores tenham fácil acesso entre os corredores e consigam transitar e comprar de forma eficaz.
Outros requisitos para uma boa utilização dos espaços disponíveis a fim de melhorar as vendas e oferecer conforto ao cliente são:
Sempre organize os produtos por ordem de tamanho e peso, acompanhando o sentido horizontal, da esquerda para direita. Quando organizados no sentido vertical, disponibilize-os de baixo para cima.
A iluminação é um fator que estimula bastante o consumo, aumentando consequentemente o ticket médio no varejo do setor alimentício. Essa estratégia faz parte de um conjunto de técnicas para despertar o desejo do cliente, como embalagens e cores.
Um diferencial vantajoso que os minimercados têm quando comparados a supermercados é a possibilidade de oferecer ao cliente um atendimento personalizado e mais íntimo.
Isso ocorre porque, por ser um empreendimento pequeno, os funcionários conseguem criar uma relação com seus clientes, chamando-os pelo nome e conhecendo quais produtos eles mais procuram.
O que achou do nosso artigo? Esperamos que tenha tirado suas dúvidas e tenha muito sucesso com seu minimercado.
Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos como este. Até mais!
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