Neste artigo você encontrará todas as informações necessárias sobre como montar um restaurante, incluindo a parte de documentação e registros, decoração, dicas de equipamentos, além de acessórios e muito mais.
Ser proprietário de um empreendimento é o sonho de inúmeros brasileiros. Assim sendo, você certamente está buscando informações sobre como montar um restaurante, certo?
Nós sabemos: gerir um negócio da maneira que achar melhor e ver todo o esforço trazendo resultados positivos é algo gratificante!
Se você se encaixa nesse perfil de empreendedor e tem vontade de abrir seu próprio restaurante, nós estamos aqui para te ajudar.
Então, vamos conferir?
Como montar um restaurante: tudo que você precisa saber
Sabemos o quão difícil é coletar informações confiáveis sobre como montar um restaurante, e isso acaba, portanto, dando um certo desânimo em quem quer investir no segmento.
Aprender de maneira correta a como montar um restaurante abre meios para que o seu investimento aconteça de forma positiva, a fim de que você abra algo que caminhe positivamente.
Entretanto, por mais que abrir um restaurante possa parecer arriscado, liderar a própria empresa traz muitos benefícios, dentre eles, a independência financeira, que é muito gratificante.
Por isso vamos apresentar um dado muito importante que vai fazer você querer apostar realmente nesse negócio:
No fim de 2018, a Associação Brasileira de Franchising realizou uma pesquisa na qual pode-se concluir que, por mais que estejamos enfrentando dificuldades econômicas por conta da crise, o segmento alimentar compreende 34% do mercado brasileiro!
Ou seja, ótima notícia para o setor!
Conheça o mercado
Segundo o IFB (Instituto de Foodservice Brasil), no livro “Como montar um restaurante self-service”, do Sebrae, o mercado alimentício movimenta em torno de R$ 242,8 bilhões ao ano.
Desse modo, em 2013 o setor representou 2,4% do PIB brasileiro, equivalente a 31% dos gastos dos brasileiros com alimentos.
Porém, você deve ficar em alerta! Afinal, de acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a cada 100 estabelecimentos abertos no Brasil, 35% fecham no primeiro ano e 50% no segundo.
Isso se deve à versatilidade do mercado. Portanto, é preciso estar em constante mudança para adaptar o negócio às exigências do público.
Nesse sentido, observe como os seus concorrentes estão se comportando e decida, assim, a melhor estratégia para se destacar.
Analise a possibilidade de ser um franqueado
A depender do que você realmente almeja para o seu empreendimento, abrir um restaurante franqueado pode ser uma oportunidade lucrativa.
Todavia, muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio e decorá-lo da sua maneira, seguindo seus gostos em relação ao estilo do ambiente, cardápio, diretrizes etc.
Porém, caso não se importe com esses pontos e sua vontade seja empreender com menos risco, abrir uma franquia é uma boa saída, pois você vai trabalhar com uma marca que já tem reputação no mercado, o que te isenta de ter que construir uma imagem da sua empresa. Existem inúmeros tipos de franquias, das mais tradicionais até as inovadoras feitas em container.
Investindo em franquia você tem todo o suporte que precisar do franqueador para que o seu empreendimento traga retorno financeiro.
Então defina o quanto você tem de orçamento disponível e analise se adotar uma franquia sai mais em conta que abrir o seu próprio negócio.
Escolha a especialidade
Nesta etapa você deve decidir com quais tipos de refeições você vai trabalhar. Além do mais, isso influencia diretamente na ornamentação do seu restaurante.
Por exemplo, caso vá servir comidas chinesas ou japonesas, os acessórios e vestimentas dos funcionários devem fazer referência a esses países.
Além disso, essa decisão depende muito de qual público que você deseja atender. Portanto, confira os tipos de serviços para um restaurante:
- à la carte: o cliente escolhe sua refeição através das opções oferecidas pelo cardápio e, a partir daí, o pedido é preparado;
- delivery: o consumidor recebe seu pedido em domicílio;
- fast-food: refeições elaboradas e servidas em um curto intervalo de tempo;
- rodízio: os pratos são servidos em sistema de rodízio, dando liberdade ao cliente de consumir a quantidade desejada;
- self-service: o cliente escolhe sua refeição com base nas opções previamente prontas no buffet;
- típico: são pratos característicos de cultura de outra região ou país. Por exemplo: comidas árabes, chinesas, japonesas, churrascaria, massas e pizzas.
Trace um plano de negócios para o seu restaurante
Essa etapa, conhecida também como business plan, é imprescindível para estabelecer o percurso da empresa, se informar sobre o mercado, avaliar a rentabilidade potencial do negócio e estabelecer metas, dentre outros processos essenciais nessa fase de planejamento.
Para isso, você deverá preencher o plano de negócios com dados da estrutura empresarial, posicionamento no mercado, qual público deseja atender e demais análises acerca do negócio. Geralmente as metas de marketing também são feitas nesta fase.
Escolha um lugar estratégico para abrir o seu restaurante
Definir o lugar do restaurante também faz parte da estratégia de conquista do público. Desse modo, é preciso avaliar se o local desejado possui:
- segurança: a clientela opta sempre por locais seguros;
- facilidade de acesso: escolher um local de grande movimentação e próximo a pontos de ônibus e estacionamento é uma boa pedida;
- vizinhança afastada: se você pretende fazer shows e eventos no seu restaurante, procure ficar longe de residências;
- baixo custo: o investimento ideal para escolher o lugar do restaurante não deve ultrapassar 20% do valor estipulado para abrir seu empreendimento.
Monte um time de funcionários
Não tem como montar um restaurante sem considerar essa etapa tão importante. Nesse sentido, não é sobre contratar quantidade, mas sim qualidade!
Portanto, a escolha dos profissionais que farão parte do time para trabalhar no restaurante deve ser feita com muita cautela. Afinal, essa equipe atenderá seus clientes e, a depender do atendimento, será responsável por fazê-los voltar ou não.
Além disso, a qualidade do atendimento dos funcionários tem influência direta na imagem da sua empresa. Então, busque contratar pessoas proativas, ágeis, que saibam se portar em situações difíceis e gostem de aprender e trabalhar.
Como montar um restaurante: equipamentos necessários
Agora vamos para a etapa de investimento nos equipamentos e produtos que vão compor seu estabelecimento.
Os equipamentos aqui listados são sugestões que servirão para te guiar. No entanto, é fundamental que você analise e considere quais serão, de fato, necessários para o seu negócio:
Área comum (salão)
- mesa dobrável em madeira 70×70;
- cadeiras dobráveis em madeira;
- aparelho de TV 46′;
- DVD player;
- material de uso diário;
- garfos, facas, colheres, copos e pratos;
- xícaras e pires de café;
- porta guardanapos;
- seladora de marmitas;
- porta talheres;
- balcão para refeições/quentes conjunto hermético;
- self-service refrigerado para 8 cubas;
- cervejeira;
- balança eletrônica.
Cozinha
- geladeira;
- freezer horizontal;
- balcão de encosto;
- chapa para grelhados;
- processador de alimentos;
- liquidificador industrial;
- centrífuga de frutas;
- fritadeira;
- forno de micro-ondas;
- forno industrial;
- cortador de frios;
- fogão industrial;
- mesa de inox;
- picador de legumes;
- panela de pressão profissional;
- panelas diversas;
- batedeira planetária;
- extrator de suco;
- luminária eliminadora de insetos;
- lixeira.
Balcão
- impressora multifuncional;
- no break;
- telefone sem fio;
- monitor;
- computador servidor;
- periféricos;
- lixeira;
- estantes de aço;
- impressora fiscal;
- software.
Invista em marketing digital
Como montar um restaurante e não lembrar da influência que a internet tem na sua rentabilidade e construção de imagem do seu negócio?
Afinal, as redes sociais têm se tornado cada vez mais livres para que marcas novas se insiram no mercado e também para que outras continuem promovendo sua imagem.
Portanto, por conta do baixo custo, as plataformas onlines se mostram como um ambiente perfeito para aqueles que não têm orçamento elevado disponível para investir em outros tipos de mídia, como televisão e rádio.
Mas este não é o único benefício que a internet proporciona. Através dela é possível criar uma segmentação mais elaborada, atingindo diretamente o o público que deseja converter em consumidores.
Então, aconselhamos a criar uma página no Facebook e Instagram para que você possa ter mais proximidade com o público, cativando-o sempre com postagens interessantes (como fotos de refeições, anúncio de promoções e eventos na casa etc.).
Como montar um restaurante dentro das exigências legais e específicas
Essa etapa é uma das mais importantes para o funcionamento legal do seu restaurante.
Enquanto estiver cuidando das outras questões do seu empreendimento, contrate um contador profissional para realizar os registros, obter os alvarás necessários e fornecer informações fundamentais para a abertura do seu novo empreendimento.
A seguir, vamos apresentar algumas etapas importantes para montar um restaurante legalizado. Antes de iniciar seu empreendimento será necessário realizar:
- Registro da empresa nos seguintes órgãos:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
- Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
- Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar;
- Visita a prefeitura da cidade onde pretende montar o estabelecimento para fazer a consulta de local e obtenção do alvará de localização;
- Obtenção do alvará de licença sanitária;
- A Lei n° 2.136 de 11/05/1994 e o Decreto n° 12.922 de 19/05/1994 regulamentam a existência de uma área específica para fumantes.
Entidades em geral: quais são?
Fizemos uma lista de todas as entidades que são importantes e podem oferecer apoio ao seu negócio:
- Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;
- Abresi – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo;
- Abredi – Associação de Bares e Restaurantes Diferenciados;
- Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
- FNRHBS – Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares;
- Ministério da Saúde.
Confira o livro completo do Sebrae para ter acesso à mais informações.
Estamos chegando ao fim de mais um conteúdo! Este foi o nosso artigo sobre como montar um restaurante. O que achou? Deu para tirar suas dúvidas? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos.
A equipe FG deseja sucesso para seu empreendimento.
Saiba mais sobre a FG
A FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais foi fundada em outubro de 1984 e atua há mais de 30 anos no mercado de refrigeração comercial.
Seu padrão de qualidade, juntamente com os melhores preços do mercado e a proximidade com os clientes fez com que a FG expandisse seu mercado para a área de equipamentos comerciais, fornecendo equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.
Atualmente, a FG Equipamentos possui duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES.
Buscando atender melhor os clientes, a FG conta com um time de funcionários preparado e altamente capacitado para fornecer as informações necessárias aos clientes, com uma infraestrutura pronta para o atendimento, showroom dos equipamentos e estoque de produtos.
Procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco!
Se você gostou deste artigo, poderá gostar também: