As padarias são um dos pontos principais de compra e vendas dos brasileiros, principalmente por fornecer produtos que são consumidos frequentemente.
No entanto, é preciso oferecer diferenciais para se destacar no mercado alimentício. O balcão de frios, por exemplo, é a vitrine do negócio e pode ser usado de forma que chame a atenção do cliente.
Além de uma boa vitrine é necessário oferecer uma experiência agradável, seja com o ambiente da padaria ou com o atendimento.
Um conjunto de ações é o que faz o negócio ganhar destaque. Por isso, planejar a exposição do balcão de frios é uma questão que merece atenção dos donos de padarias e lanchonetes.
Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura deste artigo e siga todas as dicas!
Ao passar em frente a uma padaria ou confeitaria a primeira coisa que visualizamos são as vitrines, que podem ou não chamar a nossa atenção, por isso não estamos falando apenas de um doce colocado na estrutura da loja. É, na verdade, uma chance de atrair o cliente para o seu comércio.
Dessa forma, a padaria pode se beneficiar ao atingir um público específico com promoções que possam otimizar a conversão dos visitantes. Além disso com itens que sejam atrativos, como os produtos quando frescos, por exemplo, exalam um cheiro que desperta a vontade dos consumidores.
Uma pesquisa produzida pela Veronis Suhler Stevenson, instituto ligado a inteligência de mercado, afirmou que a vitrine é responsável por 83% das vendas de uma loja. Assim, vemos como o mercado comercial pode ser afetado quando se trata da exposição dos produtos.
O primeiro passo é analisar o que você deseja colocar em destaque e o que você está vendendo.
Por isso, o ideal é desenvolver um plano de negócio que seja bem elaborado e garanta resultados a longo prazo. A expectativa é que, após a definição do plano de negócio, seja possível definir quais serão os produtos que ficarão nas vitrines da loja.
Uma prática muito utilizada para atrair os olhares são as cores. A forma com que elas são colocadas juntamente com a iluminação pode até influenciar no cheiro e intrigar o consumidor para entrar na loja e conferir o produto.
É muito comum os donos de estabelecimentos não darem tanta atenção a iluminação,
principalmente quando se trata da manutenção. Apesar de parecer um pequeno detalhe, é necessário manter a iluminação em bom funcionamento e efetuar a sua troca, caso as luzes queimem. Afinal a iluminação correta do seu produto afeta diretamente as suas vendas.
Uma dica para ajudar a destacar suas mercadorias com a iluminação é buscar por uma luz dirigida, que é o ideal para focar em um produto e destacar ele na vitrine. Além disso colocar luzes difusas para iluminar todo espaço, podendo até acrescentar outras cores, ajuda a fazer uma ótima reflexão de luzes.
Sendo assim, escolha uma paleta de cores que combine com sua marca, que conversem entre si e uma iluminação perfeita para que tudo fique organizado, destacado e combinando.
Um dos pontos mais importantes para saber organizar um balcão frios corretamente é analisar o seu público-alvo, pois não há nada mais importante do que atingir diretamente clientes e futuros consumidores.
O melhor a fazer é uma pesquisa ampla de público, por exemplo, pesquisa de campo, recolhendo informações e tentando extrair ao máximo de conteúdo para elaborar as estratégias de forma que a experiência do cliente seja excelente em todas as etapas.
Outra dica é a criação de personas para definir exatamente qual é o seu cliente, assim terá mais segmento e você conseguirá conhecer melhor os seus consumidores:
Para você se destacar no mercado é preciso oferecer produtos inovadores, que façam o público ficar curioso para experimentar e conhecer mais sabores da gastronomia. Mas é claro que não é para deixar de lado o tradicional: mantenha-o no balcão de frios, pois sempre haverá pessoas que poderão escolher o clássico.
O grande exemplo são as padarias do passado, que só vendiam pão. No entanto, os tempos mudaram e as panificadoras se adaptaram à diversidade que o seu cliente procura, que é evitar ir a vários lugares diferentes para conseguir o que deseja, uma vez que todos saberão que podem encontrar tudo que deseja em apenas um local.
Contudo, a proposta é diversificar a vitrine, de forma organizada, colocando o inovador na frente e acima dos tradicionais, para que chame atenção das pessoas. Dessa maneira, elas ficarão intrigadas para conhecer e saborear a novidade da padaria.
Lembrando que você até pode lançar tendências com seus bolos ou pães, por exemplo, e ganhar destaque na gastronomia.
Datas comemorativas são uma dica óbvia, mas muitas pessoas não aplicam em seus estabelecimentos, muitas vezes por não estarem prestando atenção. Essas datas, porém, são períodos nos quais a indústria comercial se aproveita para promover eventos e fazer promoções, o que resulta no aumento de vendas e divulgação da marca.
Se você deseja aproximar ainda mais o público da sua empresa, optar por participar de datas comemorativas é uma ótima ideia. Então, por que não aproveitar o clima de comemoração e personalizar o balcão de frios com uma temática?
O principal conselho é não criar a sua vitrine com muita informação e harmonizá-la com as cores. Na época da Páscoa, por exemplo, fazer referência ao coelho colocando alguns objetos e escolhendo bolos que sejam brancos com tons vermelhos.
Além disso você pode colocar alguns doces de chocolate, para entrar no clima, mas sem exagerar nos enfeites, e assim por diante.
No mercado de balcões de frios existem diferentes modelos disponíveis, os mais baratos são menores, e podem possuir barreiras que atrapalham a visualização, tornando os produtos menos atrativos aos clientes.
Já outros balcões requerem um maior investimento, porém são mais espaçosos, tem exposição melhor, como também portas maiores que proporcionam melhor visual para os produtos. Principalmente no caso de autoatendimento, no qual os clientes que pegam seus próprios produtos.
Para ajudar na visualização a Eletrofrio lançou a linha Vitrine que não possui barreira visual dos produtos, o que aprimora a apresentação das mercadorias. Um exemplo deste lançamento é o Expositor de Laticínios Vitrine 360º.
Alguns outros pontos que precisam de atenção, em relação a exposição dos produtos são:
Portanto sempre observe o seu expositor, visto que isso pode tornar o negócio um sucesso ou um fracasso.
Quando o cliente entra na loja ele pode já saber o que deseja ou não; neste caso, a pessoa irá escolher com base nos doces ou bolos que estão presentes no balcão de frios. Por isso é importante prestar atenção se o alimento está fresquinho, com boa aparência, de modo que desperte desejo no público.
Portanto, sempre mantenha em ordem o seu balcão de frios, a fim de que o cliente identifique rapidamente o alimento pelo qual procura, e arrume as prateleiras de acordo com a técnica visual que você preferir:
Outro tipo de organização pode ser por seções: você pode colocar doces ou salgados na parte de cima para melhor visualização e os bolos na parte do meio e embaixo, já que os bolos são maiores.
Além disso é preciso pensar na organização juntamente com as diferentes temperaturas que cada produto necessita, visto que é importante para a conservação do alimento dentro do seu prazo de validade, alguns exemplos são:
Entretanto, lembre-se de manter todo o ambiente limpo, climatizado e em ordem para atrair o cliente mostrando que é um estabelecimento higiênico e seguro!
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