A gôndola de supermercado auxilia na organização dos produtos e é utilizada como suporte para expor as mercadorias. É nas gôndolas que estarão dispostos os produtos que os clientes procuram. Uma boa organização irá colaborar para que a experiência de compra do seu cliente seja mais agradável, encontrando as mercadorias de maneira mais rápida.
As prateleiras e gôndolas são fundamentais para acomodar o produto com segurança por conseguir suportar até 80 kg. Além disso, são práticas, versáteis e ajustáveis de acordo com o local que serão instaladas.
Em função dessas características, várias estratégias são criadas voltadas para a organização das mercadorias com o intuito de elevar o volume de vendas, uma vez que as pessoas podem ser facilmente influenciadas pela arrumação dos produtos na prateleira.
Deseja conhecer dicas sobre gôndola de supermercado? Então continue a leitura!
Um varejista precisa prestar atenção na sua loja física e analisar como será feita a arrumação dos produtos para convidar o cliente a comprar, estruturar a gestão do estoque, otimizar a utilização do espaço e o tempo de compra das pessoas e auxiliar no planejamento econômico do negócio.
Ou seja, com a utilização de técnicas adequadas, o lucro pode ser muito maior. Portanto, anote todas as dicas para organizar melhor a sua gôndola de supermercado!
Existem quatro formas diferentes de organizar uma gôndola de supermercado. Confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma:
A organização vertical dos produtos facilita a visualização pelo consumidor durante a compra. Além disso, chama mais atenção dos clientes, pois essa arrumação de gôndolas de supermercado causa maior impacto visual se comparada às demais, uma vez que os produtos da marca ficam posicionados de maneira uniforme e atraente visualmente.
Esse modo de arrumação apresenta problemas por conta da dificuldade de visualizar os produtos, pois eles são organizados em níveis, ou seja: algumas mercadorias não ficam no campo de visão do consumidor durante a compra, assim algumas delas podem passar despercebidas.
O modelo de organização por blocos favorece a jornada de compra do cliente, visto que os produtos são dispostos nas prateleiras por marca ou tipo. Dessa maneira, o consumidor pode, rapidamente, comparar os preços e escolher o item que deseja.
A sazonalidade se refere a algo temporário e é muito eficaz em datas comemorativas como São João, Natal e Carnaval. Esse modelo de organização de prateleiras e gôndolas facilita a visualização dos produtos e impulsiona o comprador a adquirir mais mercadorias.
Cada supermercado pode escolher o modelo que mais atende às suas necessidades e, em seguida, definir qual será sua estratégia de vendas.
É preciso identificar a relevância de cada produto para o consumidor e para a sua estratégia, pois não é nada vantajoso organizar as mercadorias de maneira aleatória. A prateleira do supermercado deve estar em ordem a fim de convidar o cliente a olhar tudo.
Portanto, confira a seguir quais são os níveis e entenda a importância de utilizar essa técnica no seu supermercado:
São os produtos posicionados acima do campo de visão dos consumidores. Por conta da sua posição na prateleira, esses apresentam menor visibilidade. Nesse nível, portanto, devem ser dispostos os produtos de menor valor para a sua estratégia, aqueles produtos que todo mercado deve ter, mas que não são muito vendidos.
Este nível é a área nobre da prateleira, pois é o que gera mais vendas. Por ser na direção do olhar do consumidor, é onde são colocados os produtos mais rentáveis para o supermercado. Este também é o nível com mais chances de os clientes comprarem por impulso, pois sua posição oferece destaque em relação aos demais itens.
Esse nível, assim como o na altura dos olhos, tem grande visibilidade e lucratividade. Nessa parte estão localizados os produtos de mais procura do público, por isso precisam estar acessíveis, à mão. Atente-se aos hábitos de consumo dos clientes para que os produtos organizados nesse nível sejam, de fato, os de maior giro.
Por não estar mais no campo de visão do consumidor, nesse nível o ideal é que você coloque os produtos de menor valor e que, ao mesmo tempo, os consumidores mais gostem de comprar. Assim, mesmo que a mercadoria não esteja em um nível favorável, as pessoas conseguirão identificá-los do mesmo modo.
A regra do chão é básica: somente para produtos pesados. Isso ajuda a diminuir o risco de acidentes ocasionados por queda de produtos, além de facilitar a reposição e equilibrar o peso da gôndola de supermercado.
O primeiro passo é fazer um planograma, que é um planejamento do layout para arrumação de gôndolas de supermercado. Esse documento é fundamental para gerenciar os produtos e as tarefas e aumentar a saída de mercadorias em estoque.
Para adotar essa estratégia, é preciso fazer um desenho mostrando cada gôndola e as categorias de produtos a que pertencem cada uma, incluindo as marcas concorrentes. É fundamental também orientar, de maneira clara, os colaboradores responsáveis pela organização das prateleiras e gôndolas.
Lembre-se: mesmo que haja produtos com elevada margem de lucro, revise atentamente cada categoria para avaliar a demanda do público e o retorno gerado pelas vendas para organizar a gôndola de supermercado corretamente.
Quais são os serviços que seu supermercado oferece? Açougue? Padaria? Onde esses setores estão localizados?
O mais indicado é que esses pontos de venda sejam localizados no fundo da loja, para que os clientes andem entre as prateleiras e observem os produtos. Involuntariamente, o cliente pode ser induzido a comprar, em um momento de impulso.
Outra dica que pode ajudar a aumentar as vendas é colocar algumas prateleiras nessas áreas. Na parte da padaria, por exemplo, podem ser posicionados produtos relacionados, como torradas embaladas, biscoitos, salgadinhos e doces. Já na parte frigorífica, podem ser colocados itens como molhos para churrasco, farofas embaladas e temperos, já que se relacionam com o produto final, que é a carne.
É essencial prestar atenção também nos pontos de maior fluxo de pessoas, podendo até recorrer ao uso de câmeras para observar o percurso dos consumidores e a movimentação dos clientes dentro do estabelecimento.
Essa é uma excelente maneira de auxiliar a construir um planograma, definir a localização e o posicionamento das ofertas e fechar as ações de merchandising.
O primeiro passo é mapear o comportamento das crianças no seu estabelecimento e o poder de compra dos adultos para fazer o layout de arrumação corretamente.
As crianças têm poder de convencimento sobre os adultos para comprar algo que não estava no planejamento. Essa estratégia, assim como as anteriores, possibilita o aumento dos lucros. Portanto, é recomendado que o seu mercado contenha, em prateleiras na altura do campo de visão das crianças, itens que despertem sua atenção e seu desejo.
Além disso, a parte do caixa é muito importante para o momento final da compra, por isso o mais indicado é colocar brinquedos, doces e guloseimas para que despertem atenção; por já estar no caixa, o processo de convencimento se torna mais fácil.
Oferecer também opções saudáveis ajuda os pais que buscam por uma alimentação equilibrada a criar um desejo de compra, mesmo que aquilo não seja o que eles estejam indo comprar. Por isso, saiba investir em seus clientes!
Uma das principais dicas deste artigo é buscar pela loja ideal para comprar sua gôndola e prateleira para mercado. Sempre opte por tudo o que possa ajudar na criação do seu estabelecimento, levando em consideração aspectos como segurança, conforto e praticidade.
Não se esqueça de se certificar que a gôndola adquirida vai encaixar perfeitamente no local de destino. Considere pormenores como largura e altura, além, é claro, da segurança. Como já citamos anteriormente, a gôndola deve ser suficientemente resistente para suportar o peso das mercadorias e evitar acidentes.
Tudo precisa estar em harmonia para conseguir fazer um bom trabalho de layout e criar um ambiente organizado, capaz de atrair os consumidores e que os faça preferir a sua loja à loja dos seus concorrentes.
Por fim, nossa última dica é: FG Refrigeração e equipamentos comerciais!
A FG Equipamentos é uma empresa 100% capixaba. Fundada em outubro de 1984, atua há mais de 30 anos no mercado de refrigeração comercial.
Seu elevado padrão de qualidade, os melhores preços do mercado e a proximidade com os clientes fizeram com que a FG expandisse seu mercado para a área de equipamentos comerciais, tornando-se a preferida na hora da compra de equipamentos para lanchonetes, padarias, restaurantes, bares, supermercados e açougues.
Atualmente, a FG Equipamentos possui duas lojas: a matriz, localizada em Vitória/ES, e a filial, em Cariacica/ES. Sempre buscando atender melhor seus clientes, a empresa conta com uma equipe de funcionários preparados e altamente capacitados para fornecer as informações necessárias aos seus clientes, com uma infraestrutura pronta para o atendimento, estoque de produtos e um showroom dos equipamentos que comercializa.
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