Muitos donos de lanchonetes e restaurantes têm marcado presença nas redes sociais com perfil do próprio negócio.
Cada vez mais as pessoas têm buscado na internet opções de comidas, roupas, eletrônicos e tudo mais; portanto, estar presente nas redes sociais significa ter chances de ser visto e encontrado.
No entanto, muita gente ainda não sabe como começar ou melhorar o seu Instagram para lanchonetes de modo a atrair novos usuários. Há quem tenha dúvidas de que fotos postar, de como utilizar hashtags e interagir com os seguidores, dentre tantos outros pontos.
Se você se identificou e quer saber como usar o Instagram da melhor forma, confira nossas superdicas para produzir conteúdo de qualidade e alimentar uma boa relação com seu público.
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, de acordo com dados do Statista; somente no Brasil são 82 milhões de usuários ativos.
O Instagram é uma boa ferramenta para divulgar tanto negócios que estão começando quanto negócios que já existem há um bom tempo mas ainda não marcaram presença no digital. Além de ser excelente para realizar estratégias de marketing, a plataforma funciona como uma espécie de “vitrine” para expor seus produtos virtualmente e aumentar as vendas.
As redes sociais ajudam também na questão do boca a boca. Um cliente que tenha impressões positivas ou negativas sobre o seu negócio pode falar sobre a experiência online e, consequentemente, divulgar sobre ela para os seus seguidores, amigos e família.
Ah! Vale lembrar que, se você não estiver presente nas redes, não terá como administrar feedbacks negativos sobre seu negócio, e você está sujeito a esses feedbacks querendo ou não, a decisão que cabe a você é lidar com eles ou ignorá-los. Por outro lado, com um perfil ativo e bem administrado é possível responder aos clientes, alimentar uma relação com eles e aprimorar o serviço oferecido a partir das críticas recebidas.
Lanchonetes que se dedicam a postar conteúdos interessantes e estabelecer boas relações online costumam ser bem vistas pelo público e por consequência atraem mais pessoas que podem ser clientes em potencial.
Com a utilização do Instagram de forma estratégica, sua lanchonete poderá ser encontrada por pessoas que procuram o tipo de prato que você oferece. Além disso, seus clientes podem tirar fotos dos pratos pedidos e compartilhar de forma espontânea, o que faz com que os seguidores deles vejam e aumente a possibilidade de o perfil da sua lanchonete ser visto por mais pessoas.
Com o seu perfil criado, é possível inserir seu nome de usuário, conhecido como @, em cartão de visita, tag de entrega via delivery e até mesmo na fachada do seu estabelecimento. Isso possibilita que pessoas acessem as fotos no seu perfil e conheçam sua lanchonete mesmo sem ter visitado.
O Instagram é uma rede social com muitas ferramentas e possibilidades de utilização. Se você está tentando aprimorar seu uso na rede ou se ainda não sabe por onde começar, fique tranquilo! Confira nossas dicas:
A bio do Instagram é uma das primeiras coisas que seu seguidor vê quando chega ao seu perfil. Ela é uma espécie de cartão de visita, um pequeno resumo sobre seu negócio para que entendam mais sobre o que você vende.
É importante que ela seja bem pensada, afinal você terá poucas palavras para resumir muita coisa importante! Lembre-se de inserir informações essenciais procuradas pelos clientes como número para contato, localização e horário de funcionamento.
Use também recursos como emojis, eles ilustram a biografia do Instagram e deixam visualmente mais atraente. Você pode usar um telefone para o seu número de contato, um envelope para representar e-mail, emojis de comida de lanchonete e por aí vai.
Veja como exemplo a bio do Instagram da FG:
Conseguimos abordar de forma prática e curta qual o nosso nicho de atuação no mercado, em qual região do país atuamos e ainda convidar para acessar o nosso Linktree.
Linktree é uma ferramenta que agrupa links úteis em um só lugar, para depois ser inseridos na parte de “site” das suas redes sociais. Ela é excelente para usar em Instagram para lanchonetes pois pode reunir link para seu WhatsApp, o cardápio da sua lanchonete e o site oficial do seu negócio.
Nós da FG usamos para colocar links para nossos conteúdos e para nosso site:
Uma maneira de bombar o seu Instagram para lanchonete é postando foto das comidas do seu cardápio, que vão fazer seus seguidores babarem do outro lado da tela. Não tem erro!
Assim, que tal tirar uma foto bem bacana do prato que você acabou de preparar antes de entregar para o seu cliente? Não vale demorar, hein, afinal ninguém merece comida fria! 😅
Com um perfil com fotos bacanas, você atrai a pessoa pelos olhos e gera o desejo nela de consumir a sua comida. Mas não se preocupe em tirar as melhores fotos de comida logo de primeira, afinal você é dono de lanchonete, e não fotógrafo!
É melhor começar aos poucos do que querer a perfeição e não começar nunca. Com o tempo você pega o jeito!
Não edite muito as fotos de forma que fiquem distantes da realidade, apenas realce o que sua lanchonete tem de melhor a oferecer, para que dessa forma desperte o interesse dos seguidores.
Como esta torta deliciosa de chocolate postada por uma lanchonete:
As hashtags são aquelas palavras que vêm logo após um Jogo da Velha (#), sabe? Aposto que você já viu isso em algum lugar!
Na prática, elas funcionam como uma espécie de etiqueta para a sua postagem. Existe uma área no Instagram específica para você encontrar postagens de acordo com as hashtags (etiquetas) que elas têm.
Por exemplo, se você fizer uma publicação com a hashtag #Lanchonete, ela automaticamente irá para um grupo com todas as postagens que foram feitas utilizando essa mesma hashtag. No caso da #Lanchonete, podemos perceber, na imagem abaixo, que existem 326 mil postagens utilizando essa hashtag, do mesmo modo que existem 12.900 posts com a #lanchonetedacidade e por aí vai!
Veja abaixo o exemplo que temos. Ao clicar na hashtag #Lanchonete, fomos direcionados para uma área onde aparecem todas as publicações que utilizam essa hashtag!
É aí que a oportunidade surge! Você pode publicar coisas com as hashtags que quiser e mesmo pessoas que não te seguem podem te encontrar quando procurarem conteúdos dentro daquela hashtag específica!
Confira o exemplo:
O post fala sobre cervejeiras, então utilizamos as hashtags #Cervejeira e #Cerveja além das que são ligadas ao foco da FG, como #Equipamentos, #Supermercados, e direcionadas à localidade onde atendemos, #Vitoria, #ES, #Cariciaca e #Capixaba.
Assim, quando alguém estiver navegando pela hashtag #Cervejeira, por exemplo, nossa publicação aparecerá entre os resultados! 😉
Os stories são a ferramenta em que conteúdos em foto ou vídeo podem ser postados e somem dentro de 24h. Eles ficam disponível naquela bordinha ao redor da foto do perfil, na barra superior do Instagram. Como na foto abaixo:
Milhões de pessoas acessam esses conteúdos temporários todos os dias. De acordo com pesquisa do Statista, em janeiro de 2019 cerca de 500 milhões de pessoas utilizavam diariamente os stories do Instagram. Portanto, utilizar os stories é fundamental para conseguir agarrar a oportunidade de ser visto por tantas pessoas que utilizam a ferramenta!
Para utilizar, basta postar conteúdos feitos na hora ou até mesmo algo já gravado ou fotografado que esteja em sua galeria. Os posts para stories devem ser feitos sempre no modo vertical, ou seja, com o celular em pé!
Os stories são uma excelente forma de manter seus seguidores interagindo com o seu perfil. É pelos stories que alguém se interessa e responde no privado, por exemplo! 😉
Você também pode reunir stories que tenham uma mesma temática nos Destaques. Por exemplo, você pode separar todas as repostagens de stories de clientes ou até mesmo por itens do cardápio e agrupar essas publicações em destaques exclusivos para cada uma. Confira o exemplo do perfil de uma hamburgueria:
Seus seguidores também querem ver outros posts além de produtos, afinal, as pessoas se conectam também com histórias e conteúdos de valor.
Por isso, na hora de pensar em posts de Instagram para lanchonetes é importante pensar em temas fora do roteiro; use e abuse da criatividade! Pare e pense: o que será que o meu seguidor gostaria de ver além dos meus lanches? São infinitas as possibilidades e não existe certo ou errado.
Você pode publicar receitas, memes que tenham a ver com seu negócio, frases motivacionais, homenagens em datas comemorativas, fotos dos seus funcionários e até mesmo compartilhar histórias da sua lanchonete. Acredite no seu potencial e vá em frente!
Se você é novo na rede e precisa de ajuda para pensar o que postar no seu Instagram para lanchonete, procure por referências! Buscar por perfis de lanchonetes e restaurantes que tenham muitos seguidores, interações e que postem conteúdos interessantes pode ser uma boa ideia para se inspirar e construir referências.
Esperamos que você tenha gostado deste material preparado especialmente para auxiliar no Instagram para seu negócio. A internet tem revolucionado muito do que conhecemos, na medicina está havendo a telemedicina, no varejo está acontecendo o e-commerce e por aí vai. O empreendedor não pode ficar atrás, use a força da internet a seu favor 😉
Agora que você já sabe como montar seu Instagram para lanchonetes, é hora de colocar as dicas em prática e impulsionar seu negócio pelas redes sociais. Depois de tanta dica bacana, se lembre de seguir nosso perfil para ficar sempre ligado nas novidades: www.instagram.com/fgequipamentos.
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