Quanto mais o tempo passa, mais avanço tecnológico o mercado nos oferece. E, para quem trabalha no ramo alimentício, isso só traz benefícios para as atividades que requerem praticidade e rapidez na execução das refeições.
O equipamento comercial escolhido da vez é a fritadeira. Disponível em diversos modelos, a fritadeira é uma máquina de extrema importância no dia a dia do estabelecimento alimentício.
Sabemos o quanto que um equipamento eficaz tem participação muito importante no resultado da preparação de um petisco, por exemplo, e por isso que mostraremos os modelos de fritadeira disponíveis no mercado, a fim de que você escolha a melhor para a sua demanda.
Restaurantes, lanchonetes, bares, food truck etc, todos estes estabelecimentos trabalham com uma variedade considerável de alimentos fritos e, por isso, devem atentar-se para às especificações das fritadeiras, buscando tomar fácil decisão pela que melhor cumpra as necessidades do seu estabelecimento.
Este modelo é aconselhado para uso doméstico, pois as fritadeiras a vapor têm tamanho pequeno, específico para o preparo de alimentos em pouca quantidade e seu gasto de energia é maior que dos modelos tradicionais.
O modelo de fritadeira elétrica a óleo e água é o mais indicado para estabelecimentos que demandam fritura de grandes quantidades.
Seu diferencial é o sistema de filtragem, que permite uso de óleo e, em outro compartimento, água com sal.
A função da água é filtrar o óleo, evitando que este acumule resíduos nos alimentos. Depois de executar a filtragem, a água com sal e os resíduos ficam localizados na parte inferior do reservatório.
Outro benefício dessa máquina é que diferentes alimentos podem ser fritos no mesmo óleo, sem correr o risco de transferir sabor.
A maioria dos modelos possui termostato regulável de 0ºC a 200ºC e suas cestas são removíveis, o que facilita no processo de limpeza.
Por que optar pela fritadeira elétrica a óleo e água?
Neste modelo, o sistema de aquecimento é chamado de sistema de tacho e tem a mesma função e eficiência de uma panela sobre uma boca de fogão.
O aquecimento acontece de forma indireta, oferecendo dois métodos: aquecimento na base da cuba de fritura (tacho) ou por tubos trocadores de calor envoltos por óleo.
No segundo tipo de aquecimento, a eficiência da fritura é muito maior por existir em seu interior um sistema de retenção de calor.
Por que optar pela fritadeira a gás?
Este modelo de fritadeira oferece um sistema de fritura que possui um espaço localizado abaixo da resistência, onde fica um óleo mais frio que o da parte superior. Dessa forma, boa parte dos resíduos que soltam dos alimentos ficam armazenados nessa cavidade.
Fritadeiras que possuem esse sistema são indicadas para preparar um mesmo tipo de alimento. Sua maior desvantagem é a transferência de sabor entre os alimentos, além de oferecer vida útil baixa por conta dos resíduos que ficam no óleo.
Agora que você já conhece os modelos de fritadeira existentes no mercado, vamos apresentar o que deve ser levado em conta na hora de escolher seu equipamento.
Alguns pontos devem ser analisados no processo de pesquisa da melhor fritadeira para o seu negócio.
Tacho, zona fria de óleo, água/sal e óleo e fritura sob pressão.
Tamanho: o espaço destinado à preparação dos alimentos deve ser levado em consideração, pois se a rotatividade de clientes for alta, uma fritadeira de grande porte deverá atender à demanda satisfatoriamente.
Formato: existem fritadeiras em dois formatos: redondas e as retangulares.
Capacidade de óleo: verifique essa característica com bastante atenção, pois existem equipamentos com o mesmo tamanho e capacidade de fritura, porém, apresentam variação considerável na capacidade do óleo.
Não existe uma norma que especifique a eficiência e a capacidade das fritadeiras vendidas aqui no Brasil, mas existe uma regulamentação da Energy Star/ASTM que define a capacidade de fritura em quilos de batata frita por hora.
Elétrico e a gás.
A quantidade de cestos deve ser proporcional à quantidade de porções a serem servidas num mesmo espaço de tempo. Quanto maior sua demanda, maior deve ser a quantidade de cestos, diminuindo o tamanho dos mesmos.
Uma vez que você já sabe o que deve ser levado em consideração na hora de escolher sua fritadeira, vamos conhecer agora os modelos que a FG oferece.
A FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais trabalha com 6 modelos de fritadeiras. Vamos conhecê-las juntamente com suas características.
(Imagem meramente ilustrativa, podendo conter diferença em medidas, tonalidade e objetos)
Este modelo é ideal para o uso profissional na fritura de variados alimentos em diversos estabelecimentos comerciais. Oferece capacidade de 23 L de óleo, 15 L de água e 1 kg de sal grosso.
(Imagem meramente ilustrativa, podendo conter diferença em medidas, tonalidade e objetos)
As fritadeiras elétricas Marchesoni são ideais para a preparação de alimentos como batata frita, frango frito, salgadinho, mandioca, pastéis etc.
Com peneiras que otimizam o espaço e o tempo de fritura, essa máquina oferece capacidade de 4 L de óleo e uma perfeita padronização de suas porções.
(Imagem meramente ilustrativa, podendo conter diferença em medidas, tonalidade e objetos)
As fritadeiras Marchesoni são fabricadas em aço inoxidável, possuem termostato regulável de temperatura, lâmpada indicadora de aquecimento, cubas com alças e tampas individuais em qualquer modelo.
São indicadas para facilitar o dia a dia dos restaurantes, bares, cafeterias, lanchonetes etc.
Características:
(Imagem meramente ilustrativa, podendo conter diferença em medidas, tonalidade e objetos)
Este equipamento tem alta tecnologia e potência, com sensor de temperatura e rápida recuperação climática (algo essencial para frituras com qualidade).
Seu tanque com capacidade de 5 L é confeccionado em aço inoxidável e possui um cesto robusto, construído com arame estanhado. Com um prático sistema de escorredor, o óleo retorna rapidamente para o tanque de fritura e sua limpeza é feita de forma prática e fácil.
(Imagem meramente ilustrativa, podendo conter diferença em medidas, tonalidade e objetos)
Com dois cestos, esse equipamento oferece capacidade de tanque de 3 L e uma produção média de 24 kg de batata frita por hora.
(Imagem meramente ilustrativa, podendo conter diferença em medidas, tonalidade e objetos)
Indicada para estabelecimentos com grande rotatividade de clientes e alta demanda, esse modelo oferece uma capacidade de 27 L para óleo e 4 L para água, com uma produção de 92 kg de batata frita por hora.
A FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais está presente em lojas físicas e também nos meios digitais.
Para ficar por dentro das nossas novidades e informativos, siga-nos nas redes sociais! Estamos presentes no Instagram e Facebook.
Confira nosso blog para manter-se atualizado dos nossos produtos e novidades do mercado. Nele damos dicas sobre o manuseio de produtos, bem como divulgamos curiosidades do ramo da refrigeração, assim como propomos ideias para incrementar a sua loja, entre outros.
Preparado para ter uma fritadeira de qualidade e que atenda todas as suas demandas? Então entre em contato conosco!
Se você gostou deste artigo, poderá gostar também:
Entender a fundo tudo que seja relacionado ao seu estabelecimento é fundamental para que a…
A balança para mercado é um item muito importante para o funcionamento diário de um…
Olá, amigo empreendedor! Ter uma estufa para salgados em sua lanchonete, padaria, boteco ou restaurante…
Muitos donos de lanchonetes e restaurantes têm marcado presença nas redes sociais com perfil do…
O mercado do agronegócio no Brasil é um setor extremamente lucrativo, mesmo com a flutuação…
Cada vez mais as indústrias da área de maquinários e refrigeração comercial têm investido na…